Bola de pelo no estômago de cães e gatos

Compartilhe

Bola de pelo no estômago de cães e gatos 17 de abril de 2020

Os animais de estimação, tanto os cães como os gatos, têm o hábito de se lamber para promover sua higiene. Muitas das vezes têm hábito de brincar com os cabelos dos seus tutores, lamber chão e com isso acabam ingerindo seus próprios pelos e os cabelos de seus tutores.

O acúmulo de pelos no estômago, chamado tricobezoar ou bola de pelo, na maioria das vezes são eliminados através do vômito, nas fezes, pois hoje em dia existem vários medicamentos, rações, que auxiliam na eliminação desses pelos e cabelos ingeridos.

Porém em alguns animais, o acúmulo de pelos e/ou cabelos dentro do estômago, formam uma massa sólida, por não serem digeríveis e a partir daí o problema é causado.

O primeiro sintoma é o vômito, que é uma sintomatologia de inúmeras doenças.

No geral, a bola de pelo, quando pequena, se não foi eliminada e causar sintomatologia, pode ser removida através do exame de endoscopia digestiva alta para retirada de corpo estranho. Mas em alguns casos, a bola de pelo se acumula, e o tamanho da massa criada é tão grande e sólida, que devemos optar pela gastrotomia (cirurgia de abertura do estômago) para retirada de corpo estranho. Por isso, se seu pet tem hábito de ingerir cabelo e/ou pelo, fique atento.

Caso Chico  

Os animais de estimação, tanto os cães como os gatos, têm o hábito de se lamberem para promover sua higiene e de brincarem com os cabelos dos seus tutores, lambeem o chão e com isso acabam ingerindo seus próprios pelos, cabelos , linhas , fios de tapete …..
Os pelos/linhas que se acumulam no estômago são na maioria das vezes, eliminados através do vômito ou mesmo das fezes . Porém em alguns animais, o acúmulo de pelos e/ou cabelos dentro do estômago, formam uma massa sólida, precisando ser removida cirurgicamente.

whatsapp image 2020 04 03 at 16 44 23 169x300 - Bola de pelo no estômago de cães e gatoswhatsapp image 2020 04 03 at 16 44 51 197x300 - Bola de pelo no estômago de cães e gatos

Chico ( o lulu da foto) começou a apresentar vômito e alguns dias depois fezes pastosas.
Foi então fazer uma visitinha aos tios da Animália, onde através do exame ultrassonográfico, foi identificado uma estrutura em seu estômago. Chico precisou passar por uma cirurgia para remoção , mas tirou de letra ! Já está em casa pronto para outra e promete não comer mais cabelos!

Procure o médico veterinário.

Gostou do conteúdo?
Compartilhe

Leia também

BARRA DA TIJUCA

(21) 2491-2351

Saiba maissaiba mais da unidade BARRA DA TIJUCA