Cães e gatos podem conviver com bebês?

Compartilhe

Cães e gatos podem conviver com bebês? 10 de setembro de 2020

Por Dra Camilla Mathias

Por mais estranho que possa parecer, ainda existe muita desinformação em relação a esse tema, levando a falsa ideia de que cães e gatos devem ser evitados em ambientes com bebês ou até mesmo mulheres grávidas.

Isso existe, pois durante muito tempo os gatos foram considerados vilões e transmissores da toxoplasmose, doença provocada por um protozoário e que causa além de sintomas como febre, alterações oculares e dor de cabeça, encefalite e malformações fetais (principalmente se a mulher grávida for acometida no terço inicial da gestação). As formas mais comuns de se contaminar com o esse parasita é pela ingestão de alimentos mal higienizados, carne crua ou mal cozida e água contaminada. O gato se tornou o culpado, pois dentre as espécies acometidas, ele é o único capaz de transmitir o parasito pelas fezes, porém, isso ocorre somente por um curto período de cerca de 15 dias, necessitando ainda de condições ambientais favoráveis e hábitos de higiene deficientes para que ocorra a contaminação.

Ainda existem outras doenças que afetam cães e gatos e que são zoonoses (podem ser transmitidas e afetar também os seres humanos) e que fazem com que as pessoas os mantenham afastados, como verminoses intestinais (giardíase, ancilostomíase ou “bicho geográfico”), sarnas (escabiose, dermatofitose), doenças fúngicas (esporotricose), leishmaniose e raiva.

Por esse motivo, é muito importante que cães e gatos não tenham acesso à rua sem supervisão, pois dessa forma ficam expostos a perigos que vão além das doenças, mas também aos riscos de envenenamento, atropelamento e quedas.

O segredo para evitarmos essas doenças é a medicina veterinária preventiva, muito importante em qualquer consulta veterinária de rotina para manter a saúde do seu cão ou gato em dia, e tornar esse vínculo ainda mais saudável e tranquilo para todos. Portanto, lembrem-se de manter o protocolo vacinal e de controle de doenças parasitárias dos seus pets em dia!

 

 

Gostou do conteúdo?
Compartilhe

Leia também

BARRA DA TIJUCA

(21) 2491-2351

Saiba maissaiba mais da unidade BARRA DA TIJUCA