Check-up em cães e gatos

Compartilhe

Check-up em cães e gatos 03 de maio de 2021

Na medicina humana já é mais que estabelecido a prática de check-up anual a partir de certa idade. Fazemos controles de doenças na mama, útero, próstata, exames cardiológicos, mensuramos pressão, controlamos nossos hormônios, nossos ossos etc.

O mesmo já acontece na medicina veterinária de cães e gatos. Esta parte da veterinária está muito avançada, pois dispomos dos mesmos equipamentos tecnológicos e também de exames complementares.

O que devemos olhar todo ano num check-up em cães e gatos? E as partir de quando?

Tanto para cães e gatos anualmente desde JOVEM, devemos nos certificar que não pegaram nenhuma doença infecciosa ou parasitas intestinais.

Exames de fezes recomendamos fazer pelo menos 1 vez ao ano no cão e no gato. Exames de sangue em cães para doença de carrapato, verme do coração e leishmaniose  e nos felinos exame de sangue para Aids e Leucemia Felina.

No pet adulto, a partir de 5 anos devemos começar a fazer exames preventivos iguais a humanos como colesterol e triglicérides, nível de açúcar no sangue para averiguar diabetes, hormônio de tireoide, outros exames de sangue que identifiquem alguma doença do fígado ou dos rins.

Exames de imagem nos ajudam a diagnosticar precocemente alteração de algum órgão como coração e pulmão por meio de RX /eletrocardiograma/ecocardiograma.

Exames de imagem por ultrassom nos mostram também problemas nos órgãos abdominais como alteração hepática, renal, cálculos em bexiga ou vesícula biliar, alterações de estomago e intestino e gânglios.

Não podemos esquecer da importância de mensurarmos a pressão arterial, pois temos muita hipertensão em cães e gatos.

Além de todos estes exames citados acima, é lógico que um bom check-up com exame clínico corporal onde olhamos os olhos, ouvidos, saúde oral, pele, pelagem, mamas ou testículos, enfim: tudo!

Inclusive checar se as vacinas estão em dia!

Gostou do conteúdo?
Compartilhe

Leia também

BARRA DA TIJUCA

(21) 2491-2351

Saiba maissaiba mais da unidade BARRA DA TIJUCA