Endocrinologia

oson 5695 225x300 - Endocrinologia

Endocrinologia veterinária é a área da medicina veterinária que se dedica ao estudo do metabolismo e das desordens das glândulas endócrinas. Estas, são responsáveis pela produção dos hormônios, substâncias químicas, que ajudam a controlar atividades do organismo como a reprodução, o metabolismo, o crescimento e o desenvolvimento.

A Animália Pet Care conta com atendimento em especializado em endocrinologia, auxiliado por uma completa estrutura de exames complementares para a identificação das principais doenças que envolvem o sistema endócrino, quer seja através de exames de sangue para as diversas dosagens hormonais, quer seja com outros exames como: hemograma, bioquímicos completos, exames de urina, biopsias, citologias, ultrassonografia, radiografia. Além disso, o serviço de internação está preparado para suporte de pacientes endocrinopatas críticos, como aqueles com: pancreatite, diabetes mellitus descompensada, cetoacidose diabética, hipoglicemia, tromboembolismo, entre outros.

Doenças mais comuns

Entre as endocrinopatias mais frequentes em cães e gatos, podemos destacar: Síndrome de Cushing (Hiperadrenocorticismo), Hipertireoidismo, Hipotireoidismo, Diabetes Mellitus, Obesidade,  Síndrome de Addison (Hipoadrenocorticismo) e Hiperlipidemia.

Sintomas

Diabetes Mellitus: aumento da sede, da fome, da produção de urina e perda de peso. 

Síndrome de Cushing ou Hiperadrenocorticismo: aumento da sede, da fome, da produção de urina, ganho de peso, abdome dilatado, pelagem rala e com falhas. 

Síndrome de Addison ou Hipoadrenocorticismo: aumento da sede, da produção de urina, falta de apetite, perda de peso, vômito, diarreia, tremores e fraqueza. 

Hipertireoidismo felino: aumento da sede, da produção de urina, da fome, perda de peso, vômito e diarreia. Alguns animais podem ficar agressivos, miar em excesso e ansiosos. 

Hipotireoidismo canino: obesidade, problemas de pele, pelagem rala e com falhas, excesso de sono e frio. 

Hiperlipidemia: o aumento de colesterol e/ou triglicerídeos pode não gerar sintomas, mas em alguns animais pode levar a convulsões, depósito na córnea e seborreia. 

 

BARRA DA TIJUCA

(21) 2491-2351

Saiba maissaiba mais da unidade BARRA DA TIJUCA