Nefrologia / Urologia

oson 5479 225x300 - Nefrologia / Urologia

A nefrologia e urologia veterinária dedicam-se ao diagnóstico e tratamento de enfermidades relacionadas direta e indiretamente ao trato urinário dos animais. Além das cistites (infecções da bexiga) e cálculos, muitas outras doenças podem afetar o trato urinário manifestando-se de forma silenciosa (com poucos sinais e sintomas perceptíveis) até que seja percebida sua gravidade. Por isso a precocidade no diagnóstico é fundamental para o sucesso do tratamento e garantia de sobrevida aos pacientes. 

Animais que tenham histórico de possível injúria renal como cardiopatas, endocrinopatas , portadores de doenças infecciosas graves (erlichiose, babesiose, leishmaniose)  e que façam uso prolongado de anti-inflamatórios estão entre os que necessitam de acompanhamento especializado para detecção precoce de nefropatias. Assim como pacientes idosos, realizando exames de check up de rotina. Animália, além do atendimento clínico especializado, oferecemos os serviços de internação direcionada ao paciente renal, diálise peritoneal e biópsias renais. 

Além disso, contamos também com serviços de apoio diagnóstico como RX, urografia excretora, uretrocistografia, exames de ultrassom, tomografia, exames de sangue como hemograma, hemogasometria, dosagem de ureia, creatinina, fósforo, potássio e cloretos, SDMA e hormonais, exames de urina, relação proteína/creatinina urinária, análise de cálculos, biopsias de bexiga. E especialistas nas mais diversas especialidades, centro cirúrgico, internação e proporcionando apoio multidisciplinar e comodidade necessária para o cliente que vai encontrar todas as facilidades em um mesmo lugar. 

  • Sintomas 

Muitos são os sintomas relacionados as doenças renais ou urinárias que necessitam de atendimento de nefrologia e urologia e um atendimento especializado é importante para um diagnóstico preciso e tratamento correto. Dentre os principais sintomas de pacientes com indicação dessas especialidades encontramos, beber muita água, urinar muito, urina muito clara ou urina muito escura, urina com sangue, urinar fora do local de costume, vaza urina enquanto dorme, dificuldade de urinar, presença de cristais na urina, presença de cálculos na bexiga, obstrução uretral, perda de peso, perda de apetite, vômitos, diarreias, fezes escuras, e desidratação. Esses sintomas raramente acometem animais jovens, mas alguns cães e gatos podem ter a doença renal juvenil e apresentar alguns desses sintomas mesmo antes de completar 1 ano de idade. A maioria dos pacientes renais são animais adultos ou já mais velhos, as raças pequenas de cães são as mais predispostas. Já os gatos persas estão entre as raças que mais apresentam quadros de doença renal e rins policísticos. 

  • Doenças mais comuns 

As doenças mais comuns relacionadas ao sistema gênito urinário são  doença renal aguda, doença renal crônica, doença renal juvenil, rins policísticos em gatos, cálculos renais , cálculos em bexiga, calculo no ureter, calculo na uretra, pólipos da bexiga, tumores renais, carcinoma de bexiga ou carcinoma de células transicionais de bexiga, tumores renais, intoxicações agudas por medicamentos ou produtos tóxicos, intoxicação plantas, dosagens excessivas de alguns medicamentos nefrotóxicos, cistite em gatos, doença inflamatória do trata urinário inferior de felinos, síndrome de pandora. Realizar o diagnóstico correto e então indicar o tratamento mais eficaz, vai proporcionar ao paciente rapidez e segurança e chances maiores de cura ou de controle da doença. 

  • Exames 

Para realizar o diagnóstico correto, a Animália Pet Care conta com estrutura completa de exames auxiliares e de apoio: exames de sangue, hemogasometria, dosagens hormonais, análise de cálculos, exames de urina, RX contrastados, exames de ultrassom, entre outros. Além disso pode-se encaminhar o paciente para outra especialidade que auxiliará na recuperação do paciente. 

  • Tratamento 

O tratamento para o paciente com nefropatia ou com doenças do trato urinário podem incluir tratamento medicamentoso ou mesmo cirurgias. A maioria dos animais com diagnóstico de doença renal aguda ou crônica podem necessitar de procedimento diálise, fluidoterapia (soro endovenoso ou subcutâneo), internação, transfusão de sangue, cirurgias de retiradas de cálculos, penectomia  uretrostomia, nefrectomia (retirada de um dos rins), correção de dieta para nefropatia, correção de dieta para controle de cálculos urinários, aplicação de hormônios para corrigir a anemia, e uso de medicamentos específicos de acordo com cada caso. 

BARRA DA TIJUCA

(21) 2491-2351

Saiba maissaiba mais da unidade BARRA DA TIJUCA