Neurologia

oson 5527 225x300 - Neurologia

A neurologia é a especialidade que se dedica ao diagnóstico e tratamento de enfermidades que afetam o sistema nervoso, dentre elas podemos destacar mais frequência epilepsia e hérnia de disco.

Para o diagnóstico é necessário um bom exame neurológico junto a uma completa anamnese, para que somando fatores como sinais clínicos, raça, idade e progressão dos sintomas possa se definir uma linha diagnóstica, para eleição dos melhores exames para aquele caso e então traçar a terapêutica específica.

No setor de Neurologia Veterinária da Animália o paciente passa por uma avaliação criteriosa do sistema nervoso, diferenciando alterações encefálicas, de medula espinhal, musculares e de nervos periféricos.

A precocidade diagnóstica é crucial para determinar o prognóstico das doenças e isso vem sendo facilitado com a evolução dos meios diagnósticos de imagem, entretanto é crucial uma avaliação neurológica completa para o encaminhamento adequado.

Estrutura do hospital

A Animlia Pet Care conta com atendimento em neurologia auxiliados por uma ótima estrutura de exames complementares para a identificação das principais doenças que envolvem o sistema nervoso, quer seja através de exames de sangue como hemogramas, bioquímicos completos, análise de liquor, PCRs de doenças infecciosas como toxoplasmose, ehrlichiose, cinomose, PIF (Peritonite Infecciosa Felina), leucemia felina, aids felina, exames de urina, biópsias, citologias, exames de ultrassonografias, radiografias, entre outros.

Sintomas

Muitos são os sintomas relacionados às doenças neurológicas: convulsões, paralisias, impotência funcional, dor aguda em coluna, andar em círculos, perda de equilibro, como na labirintite, com head tilt (cabeça torta para o lado), nistagmo dos olhos (olhos que não param de mexer), dificuldade de locomoção. Alguns pacientes podem apresentar febre principalmente nos casos de doenças infecciosas já nos animais mais velhos observamos as paralisias e dificuldade de andar.

Doenças mais comuns

Existem várias doenças que necessitam de orientação e apoio do Médico Veterinário especialista em neurologia, como: a epilepsia, hérnias de disco, paralisia, tumores cerebrais e da coluna, MEG (meningoencefalite granulomatosa), hidrocefalia, entre outras.

Exames

A consulta com o especialista em neurologia (neurologista veterinário) vai ocorrer quando o tutor ou o veterinário clínico identificar problemas ou sintomas descritos acima ou mesmo quando perceber que o animal não está bem e que poderia ter indicação de alguma doença de causa neurológica central ou periférica. Passando em consulta com o neurologista ele vai avaliar o animal e solicitar alguns exames necessários para o correto diagnóstico. Exames de sangue como hemograma, bioquímico completo (triglicérides, colesterol, glicose, sódio, potássio, cálcio, fósforo, cloreto, ureia, creatinina, perfil hepático: ALT, AST, fosfatase alcalina, GGT, albumina, proteína total, globulinas, bilirrubinas total, direta e indireta), dosagem de glicemia ou glicose, dosagens hormonais (T4 total, T4 livre por diálise de equilíbrio, TSH, T3), exames de sangue para detectar doenças infecciosas como erlichiose, PIF, FIV/Felv, toxoplasmose, cinomose, raiva, exames de urina, exames de radiografia, exames de ultrassom, exames de tomografia, tomografia contrastada, exames de ecocardiograma ou eletrocardiograma e pressão arterial, podem ser necessários e auxiliar no diagnóstico da maioria das doenças neurológicas. 

Tratamentos

Assim que fecharmos o diagnóstico, o médico veterinário neurologista vai te orientar sobre os tratamentos e procedimentos necessários para a cura ou controle das diversas doenças neurológicas. Animais com epilepsia (convulsões) podem ter que receber medicação por toda a vida, Animais com Hérnia de disco, dependendo do grau de compressão, pode ter que ser submetido a cirurgia de hemilaminectomia ou cirurgia de fenestração assim com animais com síndrome da cauda equina. Animais com doenças infecciosas que levam a alterações neurológicas podem ter que ser tratados para essas viroses e infecções, animais com MEG, animais com Miastenia gravis receberão tratamento para vida toda. Tumores e coluna, tumores cerebrais podem ser operados ou tratados com radioterapia. Muitos animais com essas doenças podem ter complicações ou outras doenças associadas e com isso necessitarem de internação ou, outros especialistas ou clínico geral.

BARRA DA TIJUCA

(21) 2491-2351

Saiba maissaiba mais da unidade BARRA DA TIJUCA