Endoscopia, Broncoscopia e Rinoscopia

Unidades que oferecem
o atendimento

A endoscopia é uma técnica médica de recente aplicação em Medicina Veterinária, que por sua característica não invasiva e segura, tem indicação no diagnóstico e no tratamento de diversas patologias em cães e gatos. Essa é uma forma confiável de exploração, diagnóstico e obtenção de amostras de tecidos (biópsias). O endoscópio consiste num tubo flexível, com sistema de irrigação e insuflação comandado por um operador que observa e realiza os procedimentos através da visualização em um monitor de vídeo. A exploração fica registrada em fotos e/ou fitas de vídeo. Pelo tubo flexível podem-se introduzir o material acessório como pinças de diversos formatos.

Para a realização da endoscopia é necessário que o animal seja submetido à anestesia geral, por isso a indicação do procedimento pode ser feita somente após uma cuidadosa avaliação clínica e, muitas vezes, após exames pré-anestésicos. Com diferentes modalidades de endoscopia, hoje é possível examinar e visualizar esôfago, estômago e duodeno, reto e cólon intestinal, narinas, traqueia e brônquios, vagina, uretra e bexiga urinária e as cavidades abdominal e torácica.

Na broncoscopia e rinoscopia pode-se usar um tubo flexível ou rígido, que avalia a cavidade nasal, orofaríngea, traqueia e brônquios. A laparoscopia consiste na introdução de uma fibra ótica rígida no abdômen ou tórax para avaliação da cavidade, coleta de biópsias ou correção cirúrgica. Esses processos requerem também anestesia geral e avaliação prévia do animal.

Não realizamos endoscopia, broncoscopia, rinoscopia e laparoscopia de casos encaminhados sem a avaliação de um de nossos clínicos.

Pedidos externos devem estar acompanhados de solicitação por escrito do Médico Veterinário.

BARRA DA TIJUCA

(21) 2491-2351

Saiba maissaiba mais da unidade BARRA DA TIJUCA