Mancha abaixo dos olhos dos pets

Compartilhe

Mancha abaixo dos olhos dos pets 05 de maio de 2020

Seu pet tem manchas escuras nos pelinhos ao redor dos olhos? Essa alteração é comumente chamada de “lágrima ácida”, mas o termo técnico correto é dacriocromorréia, já que o escurecimento dos pelos independe do pH da lágrima, mas sim do tempo excessivo de contato da lágrima com os pelos.

Existem raças predispostas para esta alteração. São raças de pelos mais claros e raças braquicefálicas (persa, poodle, maltês, bichon frise, shihtzu, lhasa apso, west highland white terrier, pug, bulldog, pequinês), mas também é frequentemente encontrada em yorkshire e outras raças de pelos longos.

O extravasamento de lágrima (epífora) molhando os pelos ao redor dos olhos pode ter várias causas e deve ser avaliada por seu veterinário para indicar o tratamento correto com medicamentos ou até cirurgia. As possíveis causas são presença de corpo estranho nos olhos, cílios fora do lugar correto, deformidades nas pálpebras, obstrução do ducto naso-lacrimal (que drena a lágrima para dentro das narinas), entre outras.

Em alguns casos há indicação de uso de procedimentos e produtos para clareamento dos pelos de forma paliativa, com fins estéticos apenas, mas é indispensável a avaliação e prescrição de um médico veterinário, pois alguns produtos podem provocar danos aos olhos e pelagem do seu pet.

Gostou do conteúdo?
Compartilhe

Leia também

BARRA DA TIJUCA

(21) 2491-2351

Saiba maissaiba mais da unidade BARRA DA TIJUCA