Meu cãozinho está com dor de ouvido e agora?

Compartilhe

Meu cãozinho está com dor de ouvido e agora? 17 de abril de 2020

Uma das patologias mais comuns na clínica de cães é otite externa. A otite causa bastante dor, pode levar ao balançar frequente e lateralização da cabeça, coceira, secreção nos condutos, vermelhidão, inchaço e mau odor.

Vários patógenos podem estar envolvidos:  bactérias, fungos, ácaros (sarna de ouvido) levando a diferente escolha no tratamento.

Além disso, alergias ou até mesmo pequenos tumores dentro do conduto auditivo podem levar a otites recorrentes e crônicas, sendo necessário exames mais específicos e tratamentos diferentes, em alguns casos, até mesmo cirurgia.

Algumas raças são mais predispostas as otites por conta da morfologia do conduto, tendo o pavilhão auricular mais pendular, como cocker spaniel, labrador, golden retriver, basset e outros pelo fator alérgico, como no caso do bulldog francês e bulldog inglês.

O diagnóstico é feito atrás da avaliação clínica do conduto ou com uso do otoscópio, podendo ser coletado cerúmen/secreção para análise no microscópio, determinando o agente causador da otite e qual tratamento será feito.

Em casos recorrentes, pode ser necessária lavagem otológica, análise interna do conduto com a vídeoscopia otológica, cultura e antibiograma do material.

Em casos graves, pode ocorrer a ruptura do tímpano, evoluindo para otites médias/internas e até levar a surdez.

Para evitar que seu animalzinho tenha otite proteja o conduto quando for dar banho, evitando que entre água, mantenha a higiene das orelhas conforme recomendação do veterinário e fique atento aos sinais!

otite 1 169x300 - Meu cãozinho está com dor de ouvido e agora?
Otite bacteriana (secreção purulenta em conduto auditivo)

 

otite 169x300 - Meu cãozinho está com dor de ouvido e agora?
Pólipo em conduto auditivo
otito2 300x225 - Meu cãozinho está com dor de ouvido e agora?
Otite externa – conduto hiperêmico (avermelhado) e com úlceras
otite3 225x300 - Meu cãozinho está com dor de ouvido e agora?
Otite fúngica, causada por Malassezia sp (um dos principais causadores de otite)

 

Gostou do conteúdo?
Compartilhe

Leia também

BARRA DA TIJUCA

(21) 2491-2351

Saiba maissaiba mais da unidade BARRA DA TIJUCA