Quais plantas são tóxicas para meu cão ou gato?
14 de julho de 2020
Por Dra. Julia Costa
Existe uma vasta lista de plantas tóxicas para nossos animais. Porém, as que mais preocupam são as ornamentais pois colocamos para enfeitar o ambiente, muitas vezes dentro de casa, e não imaginamos que nossos cães ou gatos possam ingeri-las acidentalmente. Mas por que meu animal come a planta? Isso pode ocorrer enquanto o animal brinca com a planta e acaba mastigando ou engolindo, pode ocorrer também por tédio, curiosidade, devido ao aroma agradável da flor ou até quando os dentes estão em crescimento (e incomodando) e procuram algo para morder.
A intoxicação pode aparecer em forma de salivação intensa, falta de apetite, vômito, diarreia, inchaço de face e lábios, falta de ar e até com cólicas.
As plantas mais conhecidas e tóxicas são:
Antúrio – levando a salivação, vômito, diarreia, inchaço de face e lábios, dificuldade de respirar
Azaléa – vômito, diarreia, alterações cardíacas
Copo de leite – inchaço e irritação em lábios, edema de glote, dor
Lírio – irritação em mucosas (ocular, boca), edema de glote, dificuldade de respirar, alteração renal e neurológica
Violeta – vômitos e diarreia
Poinsétia (flor do natal ou bico de papagaio) – vômitos, irritação em boca e pele
Samambaia (folha) – sangramentos, pontinhos vermelhos na pele e gengiva, sangue na urina
Além dessas, outras plantas são tóxicas, como Espirradeira, Mamona, Espada de São Jorge, Jiboia, Babosa, Hortência e Tulipa.
Apesar de serem lindas, devemos lembrar essas plantas que podem ser potencialmente perigosas para nossos animais!
O mais importante é pesquisar quais são tóxicas antes de tê-las em casa. Porém, se não tiver como abrir mão, uma opção é colocar onde não o alcancem, ter um ambiente rico em atividades que evite o estresse, deixar longe de filhotes.
Lembrando que no caso de gatinhos, é mais difícil mantê-lo afastado, já que tem a habilidade de escalar e subir em tudo, ok?
Se seu animalzinho não resiste a mastigar plantas, existem opções saudáveis que podem ficar ao alcance deles. Algumas dessas são: catnip, valeriana, aloe e vera, manjericão, hortelã.
Caso ocorra a ingestão acidental é importante buscar ajuda de um médico veterinário o quanto antes que saberá como proceder!