Castração de Cães e Gatos

A Animalia realiza cirurgias de castração de cães, gatos, machos e fêmeas, sempre com anestesia inalatória, mediante avaliação clínica prévia e com realização de exames pré-anestésicos.

Castração é uma cirurgia programada, realizada sempre em um animal saudável, entendemos que assim como todo procedimento cirúrgico, as castrações requerem cuidados para minimizar os riscos inerentes de uma anestesia geral. Para isso, contamos com estrutura hospitalar completa,  com centro cirúrgico, aparelho de anestesia inalatória, internação, cirurgiões, anestesistas, laboratório de análises clínicas, exames diagnóstico de apoio e toda a equipe multidisciplinar especialmente treinada para oferecer sempre os melhores serviços e a melhor tecnologia disponível.

Por que castrar?

A castração tem várias indicações tanto para machos como para fêmeas. Para as fêmeas que não terão atividade reprodutiva (cujos tutores não tem intenção de procriar), a primeira indicação é para evitar a ocorrência do cio e de gestações indesejadas. Devemos também nos lembrar que a castração em cadelas e gatas, quando realizadas antes do primeiro cio – ou no máximo entre o primeiro e segundo cios- pode minimizar a ocorrência de tumores mamários (câncer de mama), que é o câncer mais comum em fêmeas não castradas. Além disso, também evita que essa fêmeas tenham pseudociese (gestação psicológica), tumores de útero e ovários e infecções de útero (piometra), que acontece tanto em gatas como em cadelas não castradas.

Já para os machos, a castração é indicada para evitar comportamentos, às vezes indesejados, de dominância e territorialismo, uma vez que os animais não castrados tendem a marcar território com urina, entrar em conflito com outros cães por domínio de espaço, o que, não raramente, pode levar a brigas e acidentes graves, principalmente em passeios e locais públicos. Já os gatos machos não castrados, tendem a sair à rua e também marcar território. A saída do gato à rua pode causar acidentes, atropelamentos, envenenamentos, brigas com outros gatos, além do risco de contração de doenças graves como leucemia e Aids felina. Já a marcação de território com a urina, leva a odores muito desagradáveis dentro de uma casa ou apartamento.

Como a castração é realizada?

As cirurgias de castração requerem avaliação clínica, exames de sangue e avaliação cardio-pulmonar prévia. Toda cirurgia é realizada em centro cirúrgico, com anestesia inalatória e monitorização de parâmetros vitais durante todo o procedimento. Os animais depois da cirurgia permanecem no hospital por pelo menos 8 horas, para garantir uma recuperação segura em ambiente hospitalar, e estimular o repouso necessário nessas primeiras horas. Depois disso o animal já podem ir para casa onde receberão medicação para controle de dor e cuidados pós cirúrgicos, retornando ao hospital para eventuais curativos e retirada de pontos.

Quando realizar a cirurgia?

O Médico Veterinário indicará o momento adequado à sua necessidade, sempre avaliando a idade do animal, os riscos e motivos da castração. Os Médicos Veterinários da Animália podem lhe ajudar nessa decisão que, com certeza, proporcionará mais saúde e longevidade ao seu pet.

BARRA DA TIJUCA

(21) 2491-2351

Saiba maissaiba mais da unidade BARRA DA TIJUCA