Úlcera de córnea em cães e gatos

Compartilhe

Úlcera de córnea em cães e gatos 08 de abril de 2020

A úlcera de córnea é uma afecção comum em cães e gatos, principalmente nas raças braquicefálicas (de focinho achatado).

A úlcera é nada mais que uma ferida que acomete a córnea, podendo ter diferentes graus de gravidade. Pelo fato da córnea ser um tecido muito inervado, as úlceras causam dor intensa e os animais demonstram esse desconforto fechando parcialmente ou totalmente o olho acometido e, em algumas vezes, os dois olhos.

As úlceras podem ser causadas por traumas, porém outras causas podem predispor ao aparecimento delas, como defeitos na anatomia das pálpebras, cílios ou pelos que nascem fora da posição, olho seco e corpos estranhos (os famosos ciscos).

O diagnóstico rápido e o tratamento adequado são fundamentais para a resolução do problema e para evitar que uma úlcera superficial possa evoluir para uma perfuração ocular e perda visual. Devido à sua anatomia e fisiologia ocular, as raças braquicefálicas têm uma predisposição de agravar as lesões de córnea maior do que as outras, o que requer ainda uma atenção especial.

Por isso, se seu animal apresentar sinais de olho vermelho, lacrimejamento, remela, mantiver o olho fechado ou entreaberto, ele pode estar com úlcera de córnea e precisará passar por uma avaliação oftálmica com urgência.

 

ulcera de cornea 300x286 - Úlcera de córnea em cães e gatos ulcera de cornea 01 300x225 - Úlcera de córnea em cães e gatos

Úlceras superficiais marcadas com corante de fluoresceína durante a consulta oftálmica

ulcera de cornea 03 300x236 - Úlcera de córnea em cães e gatos

Úlcera profunda grave, com iminência de perfuração ocular. Nesse caso, o tratamento é cirúrgico e urgente.

ulcera de cornea 04 300x211 - Úlcera de córnea em cães e gatos

Paciente apresentando quadro de espasmo palpebral no olho esquerdo, sugerindo processo doloroso. Esse é um dos sinais mais comuns do desconforto ocular causado pela úlcera de córnea.

 

Gostou do conteúdo?
Compartilhe

Leia também

BARRA DA TIJUCA

(21) 2491-2351

Saiba maissaiba mais da unidade BARRA DA TIJUCA