Você já ouviu falar de verme do coração?

Compartilhe

Você já ouviu falar de verme do coração? 10 de julho de 2020

mapa verme 300x213 - Você já ouviu falar de verme do coração?

Muito provavelmente sim, mas talvez, não tenha dado a verdadeira atenção que ele merece. O verme do coração tem cerca de 15 cm (machos) e 30 cm (fêmeas) e, como seu nome sugere, quando adulto se aloja nas artérias pulmonares e coração sobretudo de cães mas podendo acometer diversos outros mamíferos e, até, o ser humano sendo considerado uma zoonose pela OMS desde 1979.

A transmissão é feita através da picada de mosquitos infectados e a presença destes vermes, dependendo do grau de infestação, causa alterações cardíacas e pulmonares importantes podendo, inclusive, levar o animal parasitado à morte.

Os sintomas são muito variados, mas, na maioria das vezes, o primeiro sinal da infestação é a tosse que, nos cães, se assemelha a um engasgo.

A doença causada pelo verme do coração se chama dirofilariose é muito comum em áreas litorâneas mas já foi diagnosticada bem distante da costa e, até, em regiões montanhosas do Brasil o que justifica a necessidade de se prevenir desta doença nacionalmente já que o tratamento da mesma é longo, complexo e, em alguns casos, somente cirúrgico.

Apesar de tão grave, a dirofilariose é muito simples de se diagnosticar e, sobretudo, de se evitar. Um exame de sangue específico, realizado no próprio consultório veterinário, revela em 8 minutos a presença ou não do parasita. A prevenção deve ser feita durante toda a vida dos animais.

A Animália Clínica Veterinária tem grande expertise no diagnóstico e tratamento da doença causada pelo verme do coração e tem um preventivo que vai deixar seu cãozinho protegido. Pro Heart SR-12 é um preventivo injetável com duração de 12 meses.

Agende o preventivo do verme do coração. O telefone para agendamento é (21) 2491-2351

Gostou do conteúdo?
Compartilhe

Leia também

BARRA DA TIJUCA

(21) 2491-2351

Saiba maissaiba mais da unidade BARRA DA TIJUCA