Você sabe como prevenir a Leishmaniose em cães?

Compartilhe

Você sabe como prevenir a Leishmaniose em cães? 13 de setembro de 2021

A Leishmaniose é um tipo de doença infecciosa causada por um protozoário do gênero leishmania, co13nsiderado um parasita. Sua transmissão se dá por meio da picada do mosquito-palha e essa condição é considerada majoritariamente tropical, sendo mais comum em países de clima quente e úmido, como certas regiões do Brasil.

O hemato protozoário da Leishmaniose se instala em vários órgãos de cães. O grande problema é que a leishmaniose é uma zoonose, isto quer dizer, pode ser transmitida do cão para o ser humano.

Os sintomas da leishmaniose podem ser desde lesões na pele de cães, como feridas tipo ulceras em várias partes do corpo, mais comumente em pontas de orelha e nariz. Problemas de anemia, aumento dos gânglios, problemas em vários órgãos como fígado por exemplo, febre, inapetência etc.

Se seu animal costuma viajar é preciso se preocupar, pois em muitas regiões a doença é endêmica, ou seja, temos um alto número de cães e gatos contaminados, principalmente em áreas do litoral e todo interior do Brasil onde temos regiões quentes e úmidas e onde há mata e mosquitos. A maior concentração da doença está no Nordeste, Centro Oeste, Sudeste. E no Estado de São Paulo está muito propagada a doença também, a região Sul do Brasil tende a ter menos casos.

Como saber se o meu animal está contaminado por esses parasitas?

Exame de sangue de vários tipos, exames de citologia, análise de linfonodos e de tecidos muitas vezes também são necessários para confirmação do diagnóstico.

Como posso prevenir que meu pet seja contaminado com esses parasitas?

Uma das opções é usar a coleira Frontmax da Vetoquinol, além de da Leishmaniose, também protege contra pulgas e carrapatos por 8 meses.

A Frontmax é a única com 3 princípios ativos que agem sinergicamente proporcionando alta eficácia e segurança contra 3 parasitos (pulgas, carrapatos e mosquitos transmissores da Leishmaniose) por até 8 meses em cães.

Possui eficácia carrapaticida contra carrapatos Rhipicephalus sanguineus e eficácia pulicida contra pulgas Ctenoceplhalides felis felis por até 8 meses, após colocada no pescoço do animal. O produto também possui ação inseticida contra o “mosquito” transmissor da leishmaniose, o flebotomo Lutzomyia longipalpis. Possui duas apresentações para cães até 4Kg (38 centímetros) e para cães acima de 4 Kg (70 centímetros).

Modo de uso:

Retire a coleira da sua embalagem. Desenrole-a e retire todos os conectores plásticos da face interna antes de colocá-la no cão. Coloque a coleira no pescoço do cão, sem apertar deixando um espaço de dois dedos entre a coleira e o pescoço e afivele. Corte o excedente da ponta da coleira caso ultrapasse 2 cm.

Gostou do conteúdo?
Compartilhe

Leia também

BARRA DA TIJUCA

(21) 2491-2351

Saiba maissaiba mais da unidade BARRA DA TIJUCA