Será que meu cão engasgou? Como é a tosse em cães?

Compartilhe

Será que meu cão engasgou? Como é a tosse em cães? 06 de julho de 2020

Por Dr Rodrigo Brum

Você sabe quando seu Pet está tossindo? Ou você acha que está engasgado?

Nós médicos veterinário recebemos muitas vezes pacientes na clínica com queixa de engasgo, onde o tutor acha que seu Pet comeu alguma coisa e ficou com algo preso, e muito das vezes esse “engasgo” é, na verdade, uma tosse.

Muito das vezes, temos que imitar a tosse para o tutor entender que aquele engasgo na verdade é uma tosse?

Em alguns casos, essa tosse pode estar associada à doença cardíaca, principalmente em cães mais idosos, porém outras patologias podem também causar tosse, e olha que não são poucas.

Doenças do trato respiratório como asma, bronquite, pneumonia, colapso de traqueia, alergia, traqueite, “tosses dos canis”, entre outras. Em algumas situações podemos até mesmo ter mais de uma doença que esteja causando a tosse.

Doenças cardíacas e doenças infecciosas devem ser diagnosticadas o quanto antes, pois podem agravar e trazer sérias consequências ao paciente. 

Existem algumas diferenças nos tipos de tosse como tosse seca, tosse úmida, tosse com “som de ganso” entre outras que, por vezes, o médico veterinário consegue suspeitar da causa, porém para o dono de Pet nem sempre é fácil de diferenciar.

A causa da tosse deve ser investigada pelo médico veterinário, de modo a identificar a causa base e posteriormente tratar, trazendo qualidade de vida para seu Pet.

 

Gostou do conteúdo?
Compartilhe

Leia também

BARRA DA TIJUCA

(21) 2491-2351

Saiba maissaiba mais da unidade BARRA DA TIJUCA